(31) 3235-8100 / (31) 3201-9681

contato@amarilfranklin.com.br

faqPERGUNTAS FREQUENTES

Tudo sobre o mercado de ações. 

Quanto custa o Home Broker?

- Quanto custa?

Para a disponibilização do Home broker não há custos, ou seja, você poderá ter acesso a ele e assistir o mercado gratuitamente. Basta apenas você cadastrar-se em alguma corretora de valores mobiliários. Incidirá custos diretos e indiretos a partir do momento em que você comprar ou vender ativos. Ao fazer este tipo de operação, será incidido corretagem, emolumentos e custódia sobre os valores.
Não há um padrão no valor a ser cobrado, sugerimos verificar a lista de corretoras onde você poderá ordená-las por valor de corretagem.

Quais são os critérios na escolha do Mercado?

Para escolher as ações, o investidor deve ponderar três critérios:

  • Liquidez (facilidade de vender a ação quando quiser resgatar);
  • Retorno (possibilidade de ganhos);
  • e risco (possíveis perdas).

A combinação desses três elementos, a critério do investidor, definirá em quais ações aplicar.

Importante

Antes de iniciar seus investimentos, você deve fazer algumas ponderações. Ganhos em curto prazo, não será a expectativa de quem decide investir em ações. É aconselhável que o investidor não dependa do recurso aplicado em ações para gastos imediatos e que tenha um horizonte de investimento a médio e longo prazos, quando eventuais desvalorizações das ações poderão ser revertidas.

Quais as vantagens do Home Broker?

- Vantagens do Home Broker

  • Acesso às cotações on line. O investidor pode ter acesso às cotações (preços) das ações, porém, com algum atraso (cerca de 15 minutos). Assim, é recomendável que o investidor compare as cotações existentes em outras corretoras, em função do lapso de tempo que pode ocorrer entre uma divulgação e outra;
  • Recebimento, com maior rapidez, da confirmação das ordens executadas;
  • Resumo financeiro de todas as operações executadas e suas respectivas notas de corretagens;
  • Agilidade e praticidade no cadastramento e no trâmite de documentos, sendo, também recomendável, que o investidor procure a corretora para se cadastrar como cliente;
  • Possibilidade de consulta em casa ou no escritório das posições financeiras e de custódia;
  • Envio de ordens imediatas ou programadas, de compra e venda de ações, no Mercado à Vista (lote padrão e fracionário) e no Mercado de Opções (compra e venda de opções);
  • Acompanhamento imediato da carteira de ações.

O que sãp Partes Beneficiárias?

São tíitulos nominativos e endossáveis, negociáveis, sem valor nominal e estranhos ao capital social das sociedades anônimas e que dão aos seus titulares um direito de crédito eventual contra a companhia, que consiste na participação nos lucros anuais não superior a 10% deste lucro.
Seu prazo de duração é fixado pelo estatuto e sempre que estipular respgate deve criar reserva para este fim, e sua conversão em ações será prevista em estatuto, mediante capitalização de reserva para este fim.

O que são Juros sobre o Capital Próprio?

Foi criado pela Lei 9249, de 26/12/95, para compensar o fim da correção monetária dos balanços das empresas. Através deste instrumento, a empresa está autorizada a remunerar o capital do acionista até o valor da TJLP. O valor desembolsado é considerado como despesa e, portanto, descontado do lucro tributável, diminuindo o IR a ser pago pela empresa.

O que são Dividendos?

É a distribuição de parte dos lucros de uma empresa, em moeda, aos seus acionistas. Por lei, no mínimo, 25% do lucro líoquido do exercício devem ser distribuidos aos acionístas.
Os dividendos a serem pagos são incluidos no lucro tribut´vel e, portanto, não são deduzidos do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido a serem pagos pelas empresas.
Os acionistas, desde 1996, estão isentos do IR de 15% na fonte sobre o valor recebido.

O que é uma Ordem Limitada?

Quando o investidor estabelece o preço máximo ou mínimo pelo qual ele quer comprar ou vender determinada ação. Ela somente será executasda por um preço igual ou melhor do que o indicado.

O que é uma Ordem de Financiamento?

Quando o investidor determina uma ordem de compra ou venda, de um título em um tipo de mercado e uma outra concomitante de venda ou compra, de igual título, no mesmo ou em outro mercado, com prazos de vencimentos distintos.

O que é uma Ordem Casada?

Quando o investidor determina uma ordem de compra de um título e uma de venda de outro, condicionando sua efeitvação ao fato de ambas poderem ser executadas.

O que é uma Ordem Administrativa?

Quando o investidor especifica à corretora apenas a quantidade e as caracterísitcas dos títulos que deseja comprar ou vender e o momento de sua execução fica a critério da corretora.

O que é uma Ordem a Mercado?

Quando o Investidor especifica à corretora apenas a quantidade e as características dos títulos que deseja comprar ou vender e a sua execução deva ser imediata.

O que é uma Negociação por Oferta?

- Negociação por Oferta: é a realizada entre dois operadores, sendo um deles representado pelo posto de negociação que recebeu sua oferta. Isto significa que um operador pode registrar num posto sua oferta de compra ou venda de uma ação qualquer e ela será fechada, mesmo sem a sua presença desde que haja algum interessado. As ofertas também podem ser fechadas entre si, caso uma oferta de compra feche com uma oferta de venda. Assim o operador da bolsa executará esta operação, representado o comprador  e o vendedor.

O que é uma Negociação Direta?

Negociação Direta: é aquela na qual o mesmo operador e, simultaneamente, comprador e vendedor – comprador para dos clientes de sua corretora e vendedor para outro. Neste caso a apregoação é feita por um dos representantes da bolsa, que aguardará o tempo suficiente para que outros operadores, estando dispostos, apresentem propostas de melhor preço para compra ou para venda, quer da quantidade anunciada, quer de parcelas. Não se pronunciando os demais é anunciado o fechamento do negócio.

O que é uma Negociação Comum?

- Negociação Comum: é a que se realiza entre dois representantes (em público e pregão). Sua apregoação é feita de viva voz, mencionando-se o título, suas características, a quantidade e o preço unitário, além da intenção de comprar e vender. Havendo interesse por parte de um dos operadores, a transação é concluída mediante a declaração da palavra “fechada”.

O que é uma Lista de Negócios?

Lista de negócios

Além de tudo isto, é possível verificar a lista com os negócios realizados em tempo real. Através desta lista, o investidor pode avaliar quantas ações foram negociadas, sob qual valor, em qual horário, qual corretora comprou e qual corretora vendeu.

O que é uma Carteira Selecionada?

É a consolidação de um conjunto de ações na forma de uma carteira de ações, e sua negociação se dá como se fosse uma ação. O comprador de uma CSA pode, se quiser, retirar as ações correspondentes ao RCA, que fica custodiadas na CBLC, desmanchando a CSA e ficando com as ações correspondentes.
A CSA ajuda a aumentar a liquidez de mercado e, para o investidor é uma alternativa que compete, com vantagens, com os fundos de ações, pois sobre os rendimentos de CSA o investidor não tem de pagar a taxa de administração cobrada pelos fundos de ações que, certamente é muito maior do que a corretagem cobrada quando da aquisição da CSA.

O que é uma Bonificação?

Distribuição gratuita de novas ações aos acionistas, em função do aumento de capital por incorporação de reservas.

O que é um Split ou desdobramento?

Distribuição gratuita de novas ações aos acionistas, pela diluição do capital em um maior número de ações, com objetivos, entre outros, de dar liquidez aos títulos no mercado.

O que é um Agrupamento ou Inplit?

Condensação do Capital em um menor número de ações com consequente aumento do valor do mercado da ação, com o objetivo, entre outros, de valorizar sua imagem em mercado.

O que é Subscrição?

Subscrição conteudo

O que é o Pregão?

É o recinto onde se reúnem os operadores da bolsa de valores, para executar fisicamente as ordens de compra e venda, dadas pelos compradores de vendedores das ações para as suas corretoras.

A tecnologia da informática já permite que sejam realizados pregões totalmente automatizados, sem a interferência de operadores, e são eles que predominam.

O Pregão físico pode ser organizado segundo dois tipos de sistemas de negociações existentes: o call system e o trading post ou pregão contínuo.

O que é o Market Maker?

Formador de Mercado ou Market Maker é  agente de liquidez, facilitador de liquidez, promotor de negócios, especialista, market maker e liquidity provider são algumas designações atribuídas àqueles que se propõem a garantir liquidez mínima e referência de preço para ativos previamente credenciados, fatores de destaque na análise da eficiência no mercado de capitais.

O papel de Formador de Mercado pode ser desempenhado por corretoras, distribuidoras de valores, bancos de investimento ou bancos múltiplos com carteira de investimentos, que, ao se credenciarem para exercer essa função, assumem a obrigação de colocar no mercado, diariamente, ofertas firmes de compra e de venda para uma quantidade de ativos predeterminada e conhecida por todos. 

Ao registrar ofertas, o Formador de Mercado proporciona um preço de referência para a negociação do ativo. E essa é uma tarefa importante porque envolve prévio conhecimento da empresa, atualização constante sobre suas condições econômico-financeiras, acompanhamento do valor de seus ativos e também de perspectivas no longo prazo, fatores essenciais para o estabelecimento de um preço justo, resultado de um extenso trabalho de relacionamento e análise.

 

O que é Megabolsa?

- Megabolsa: é um sistema que compreende as operações de compra e venda à vista, de ações realizadas pelas sociedades corretoras, credenciadas para esse fim, mediante a utilização de terminais de vídeo conectados ao sistema eletrônico de processamento de dados da bolsa.

O Megabolsa representa uma ampliação dos limites espaciais do pregão da bolsa e nele as ações cotadas são negociadas em dois grupos: ações de alta liquidez e de baixa liquidez. As ações de alta liquidez são aquelas constantes de relação elaborada com base na negociação da ação nos seis meses anteriores, sendo as demais consideradas de baixa liquidez. Estas poderão ser negociadas no sistema telepregão mediante ofertas, registro de negócio ou por meio de sistemática de leilão.

As ações de baixa liquidez somente podem ser negociadas por meio da sistemática de leilão.

O que é Home Broker?

Home Broker

Serviço eletrônico oferecido por algumas corretoras que permite o envio de ordens de compra e venda de ações pela Internet, possibilitando acesso às cotações e o acompanhamento de carteiras de ações, entre vários outros recursos. O home broker é um moderno canal de relacionamento entre os investidores e as sociedades corretoras, tornando ainda mais ágil e simples as negociações no mercado acionário. 

O Home broker é uma plataforma de negociações online que você poderá abrir em sua casa pelo navegador de internet. Neste sistema, é possível ver a negociação de todos os ativos da Bovespa e acompanhar em tempo real, todas as negociações que estão sendo realizadas. 

Através do Home broker você poderá negociar ativos na Bolsa de valores, comprando e vendendo ações, em qualquer lugar com acesso a internet. É uma ferramenta muito interessante, até para quem deseja apenas ver como funciona este mercado. 

Alguns Home brokers ainda trazem funcionalidades como gráficos, que auxiliam na compra e venda de papéis e ferramentas para envio automático de ordens durante o pregão. 

O que é Bônus de Subscrição?

É adquirido por um preço unitário em determinada data, dando ao seu portador o diretio de subscrever uma nova ação dentro de um prazo determinado, por um preço complementar, corrigido monetariamente ou não. A quantidade de bônus a ser subscrita pode ser proporcional ao número de ações já possuída.

O acionista que não efetuar  subscrição no período estipulado, perderá seu direito e nã terá restituição do valor pago antecipadamete.

Como são as operações em Mercado à Vista e à Temo?

  • À vista, no qual compradores e vendedores estabelecem um preço para um lote de ações a ser entregue e pago no prazo determinado, atualmente D+3;
  • À termo, no qual as partes fixam um preço para a liquidação físico-financeira da ação em prazo futuro determinado;
  • De opções de compra ou venda, no qual as partes negociam o direito de comprar/vender a ação a preço e prazo futuro determinados;
  • Futuro, no qual ocorre a compra ou venda de ação a um preço acordado entre as partes para liquidação em data futura específica.

Como funciona uma Ordem de Venda?

Ordem de venda 

Neste caso, o investidor deseja vender o ativo PETR4, pertencente a empresa Petrobras. Das 400 ações disponíveis na custódia, o investidor resolveu enviar uma ordem de venda de 300 ações ao valor de R$48,35, totalizando o montante de R$ 14.505,00. Da mesma forma que a ordem de compra, o sistema irá lhe pedir uma confirmação para enviá-la de fato ao mercado.

Como funciona uma Ordem de compra?

Ordem de compra 

Na Ordem de compra em que o cliente escolheu o ativo CYRE3 da empresa "X" a ser negociado. Nesta negociação, o investidor deseja comprar 1.600 ações ao valor de R$ 27,50, totalizando o montante de R$ 44.000,00. Ao enviar a ordem, o sistema imprime as informações na tela e lhe pede uma confirmação.

Como funciona um Book de ofertas?

Book de ofertas 
Através do Home broker, é possível visualizar todas as ordens de compra e venda que estão no mercado. No exemplo a esquerda, podemos visualizar estas informações pelo Book de ofertas, onde ao lado esquerdo são listados os investidores que desejam comprar, e no lado direito todos que desejam vender. 

A ponta compradora (lado esquerdo) irá listar em primeiro lugar quem está pagando um maior valor pela ação. Tente imaginar algo como um leilão de um objeto qualquer, onde quem oferece o maior lance, fica em primeiro na fila. Já a ponta vendedora (lado direito), é como uma liquidação, que listará primeiramente quem está vendendo pelo menos preço. 

Caso o preço da ponta compradora seja exatamente igual o preço da ponta vendedora, será fechado uma negociação. Nesta situação, as duas partes devem prestar suas obrigações (vendedor entregar as ações e o comprador pagará por elas). 

Como funciona o Trading post?

No sistema trading post, os negócios podem ser realizados, para qualquer título simultaneamente, durante todo o período do pregão. Para maior facilidade nas transações, os títulos são agrupados em postos de negociações. O critério adotado para a formação desses postos obedece a dois fatores: reunião de empresas que operam em ramos afins de atividade econômicas e homogeneidade quanto aos volumes de transações.

Como funciona o Mercado a Termo?

No mercado a termo, o investidor se compromete a comrar ou vender uma certa quantidade de uma ação (chamada ação-objeto), por um preço fixado e dentro de um prazo predeterminado.

A maior parte das operações é realizada no prazo de 30 dias, podendo, entretanto, ser realizada em outros prazos.

As operações contratadas poderão se liquidadas na data de seu vencimento ou em data antecipada solicitada pelo comprados, pelo vendedor, ou por acordo mútuo das partes, sendo que o tipo de antecipação do prazo de liquidação deve ser indicado no momento de realização da operação, caso contrário prevalecerá o tipo por acordo mútuo entre as partes.

Como funciona o Home Broker?

Como funciona 

A Bovespa envia à corretora as informações sobre o mercado e estas informações são passadas ao investidor através do Home broker. Com estas informações em mãos, o investidor pode tomar a decisão de negociar ativos, comprando ou vendendo ações de uma determinada empresa. Assim que o investidor decidir comprar ou vender algo, o Home broker enviará em tempo real esta ordem à corretora. Esta ordem será repassada automaticamente a Bovespa. 

Várias negociações são realizadas por segundo na Bovespa. 

Como funciona o Call System?

No call system, os operadores distribuem-se em lugares pré-fixados, em torno de um balcão circular, de onde anunciam suas ofertas de compra e venda de ações. O diretor do pregão delimita um intervalo de tempo para a negociação de cada título. Uma vez esgotado o tempo, o mesmo título poderá ser transacionado novamente no final do pregão, quando for feita a nova rodada ou no dia seguinte.

Como funciona a recompra de ações pelo acionista controlador?

Esta operação aumenta o poder do controlador, pois intensifica sua participação no capital da empresa por ela controlada. Após a recompra, ele terá duas opções: revendê-la mais tarde a preços mais altos ou mantê-las em tesouraria. Outra vantagem na aquisição de papéis é o menor desembolso com o pagamento de dividendos, pois a parcela de lucros a ser distruibida aos acionistas minoritários ficará, agora, no caixa da empresa.

Como avaliar o Perfil do Investidor?

O investidor deverá atentar para o seu perfil de investimentos, que podem ser:

  • Moderado (Capacidade de poder aplicar até 10% de seus recursos no mercado de renda variável);
  • Arrojado (Aplicações superiores à 30% de seus recursos no Mercado de Ações);
  • Agressivo (Aplicações superiores à 50% de seus recursos em Ações).