(31) 3235-8100 / (31) 3201-9681

contato@amarilfranklin.com.br

iniciantesINICIANTES

É o recinto onde se reúnem os operadores da bolsa de valores, para executar as ordens de compra e venda, dadas pelos compradores e vendedores das ações.

Hoje a tecnologia da informática já permite que sejam realizados pregões totalmente automatizados, sem a interferência de operadores, e são eles que predominam.

O Pregão físico pode ser organizado segundo dois tipos de sistemas de negociações existentes: o call system e o trading post ou pregão contínuo.

No call system, os operadores distribuem-se em lugares pré-fixados, em torno de um balcão circular, de onde anunciam suas ofertas de compra e venda de ações. O diretor do pregão delimita um intervalo de tempo para a negociação de cada título. Uma vez esgotado o tempo, o mesmo título poderá ser transacionado novamente no final do pregão, quando for feita a nova rodada ou no dia seguinte.
No sistema trading post, os negócios podem ser realizados, para qualquer título simultaneamente, durante todo o período do pregão. Para maior facilidade nas transações, os títulos são agrupados em postos de negociações. O critério adotado para a formação desses postos obedece a dois fatores: reunião de empresas que operam em ramos afins de atividade econômicas e homogeneidade quanto aos volumes de transações.

Os negócios são realizados segundo três processos: negociação comum, direta e por oferta.

- Negociação Comum: é a que se realiza entre dois representantes (em público e pregão). Sua apregoação é feita de viva voz, mencionando-se o título, suas características, a quantidade e o preço unitário, além da intenção de comprar e vender. Havendo interesse por parte de um dos operadores, a transação é concluída mediante a declaração da palavra “fechada”.

- Negociação Direta: é aquela na qual o mesmo operador e, simultaneamente, comprador e vendedor – comprador para dos clientes de sua corretora e vendedor para outro. Neste caso a apregoação é feita por um dos representantes da bolsa, que aguardará o tempo suficiente para que outros operadores, estando dispostos, apresentem propostas de melhor preço para compra ou para venda, quer da quantidade anunciada, quer de parcelas. Não se pronunciando os demais é anunciado o fechamento do negócio.
- Negociação por Oferta: é a realizada entre dois operadores, sendo um deles representado pelo posto de negociação que recebeu sua oferta. Isto significa que um operador pode registrar num posto sua oferta de compra ou venda de uma ação qualquer e ela será fechada, mesmo sem a sua presença desde que haja algum interessado. As ofertas também podem ser fechadas entre si, caso uma oferta de compra feche com uma oferta de venda. Assim o operador da bolsa executará esta operação, representado o comprador e o vendedor.

- Megabolsa: é um sistema que compreende as operações de compra e venda à vista, de ações realizadas pelas sociedades corretoras, credenciadas para esse fim, mediante a utilização de terminais de vídeo conectados ao sistema eletrônico de processamento de dados da bolsa.

O Megabolsa representa uma ampliação dos limites espaciais do pregão da bolsa e nele as ações cotadas são negociadas em dois grupos: ações de alta liquidez e de baixa liquidez. As ações de alta liquidez são aquelas constantes de relação elaborada com base na negociação da ação nos seis meses anteriores, sendo as demais consideradas de baixa liquidez. Estas poderão ser negociadas no sistema telepregão mediante ofertas, registro de negócio ou por meio de sistemática de leilão.

As ações de baixa liquidez somente podem ser negociadas por meio da sistemática de leilão.