(31) 3235-8100 / (31) 3201-9681

contato@amarilfranklin.com.br

investidoresINVESTIDORES

Risco do Titular da Opção de Compra
O risco do titular de uma opção está limitado ao valor pago pelo prêmio da opção. No entanto, é necessário que o investidor esteja consciente de que ele poderá perder até a totalidade de seu investimento, se o comportamento do preço a vista da ação objeto, após a aquisição das opções e até o seu vencimento, não for favorável à sua posição (as opções são válidas apenas por determinado período, ao final do qual expiram).

Explicando melhor: no caso das opções de compra, se o titular permanecer de posse da opção até o vencimento e, nessa data, o preço a vista da ação estiver abaixo do preço de exercício, ele não a exercerá (não seria vantajoso comprar as ações por preço maior do que o do mercado). No jargão do mercado, a opção terá ¨virado pó¨e o investidor terá perdido integralmente a quantia que gastou para adquiri-la.

Risco na Venda a Descoberto (Lançamento de Opções)
O lançamento de opções de compra a descoberto, ou seja, para assumir o compromisso de vender ações, que o investidor não possui, é uma estratégia que envolve um elevado grau de risco.

Explicando melhor: o titular da opção somente vai exercê-la se o preço a vista do papel for superior ao preço de exercício da opção. Para o lançador, isso significa que ele será obrigado a adquirir as ações no mercado a vista para entregá-las pelo preço de exercício. A partir do momento em que a diferença entre o preço a vista e o de exercício for maior que o prêmio recebido, o lançador estará incorrendo em prejuízo, que aumentará de acordo com a valorização da cotação a vista.

Outro aspecto a ser considerado nessa estratégia é que, durante toda a vigência de sua posição, o lançador descoberto estará obrigado a depositar garantias para cobrir os prejuízos potenciais da operação, cujo valor é calculado diariamente pela CBLC – Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia.

Prazo de Expiração das Opções
É importante que o investidor esteja consciente que as opções têm data de vencimento e o direito de exercício é válido até esta data. Após a data de vencimento, a opção expira, perdendo totalmente sua validade.